segunda-feira, 6 de julho de 2020

Como medir o desempenho da contabilidade em sua empresa?

Como medir o desempenho da contabilidade em sua empresa?

Com um mercado cuja competitividade está cada vez mais acirrada e um público consumidor exigente, é necessário se valer de inúmeras estratégias. Tão importante quanto planejar e executar ações é mensurar e acompanhar os resultados, incluindo, também, o desempenho da contabilidade.

Abordamos, ao longo deste artigo, a importância da contabilidade para os empresários. Introduziremos também o conceito de indicadores de desempenho e como eles são atrelados à performance e resultados da empresa.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

A importância da contabilidade para empresários

A contabilidade nada mais é do que um conjunto de informações sobre as inúmeras atividades de uma empresa. Sua finalidade é mostrar as informações de caráter patrimonial, econômico, financeiro e social e que servirão de base para a tomada de decisões.

A importância da contabilidade é inegável. Conforme foi citado acima, todas as informações armazenadas vão propiciar aos gestores todo o material necessário para tomar as decisões adequadas e estratégicas para o negócio. Além disso, ela serve igualmente para fazer com que a companhia permaneça regularizada junto aos poderes públicos.

Outro ponto importante é que a formalização requerida por uma série de órgão e outros trâmites burocráticos nesse sentido pode ser intermediada pelos escritórios de contabilidade. Essa prática abrirá ainda mais os horizontes da instituição.

Os indicadores de desempenho e a performance e resultados da empresa

Os indicadores de desempenho, também conhecidos por KPIs, são uma das formas de métrica que permitem a mensuração e quantificação do desempenho da empresa em consonância com os seus respectivos objetivos.

Eles contribuem de forma expressiva no controle da companhia. Antes de se definir os indicadores de desempenho, é preciso compreender o planejamento estratégico e ter objetivos bem claros no momento de delimitação das metas.

Após essa etapa, a construção e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser focadas para o monitoramento do processo evolutivo dos resultados do estabelecimento.

As formas de medir o desempenho da contabilidade

Elencamos algumas formas de medir o desempenho da contabilidade:

Metas em campo

Uma excelente maneira de medir e avaliar o desempenho é fazer o cruzamento dos pontos da avaliação em questão com as metas do setor naquele período.

Taxa de churn

A taxa de churn busca avaliar o índice de evasão dos clientes de uma empresa. Sua principal intenção é mensurar a quantia de clientes que cancelaram os respectivos contratos com a sua firma em certo período.

Retorno sobre investimento (ROI)

O cálculo do ROI é utilizado especialmente pelo setor financeiro para avaliar o grau de sucesso de qualquer investimento que tenha sido feito.

O papel das contabilidades internas na empresa

Como você pode perceber, a importância de medir o desempenho da contabilidade interna na sua empresa se dá pelo papel que a mesma cumpre no estabelecimento. É por meio das contabilidades internas que se descobre falhas e defeitos que precisam ser corrigidos.

Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre como medir o desempenho da contabilidade na sua empresa, quer continuar por dentro de novidades sobre o universo fiscal? Então, que tal trazer isso para dentro da sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma consultoria.
COMPARTILHE:

0 comentários:

Postar um comentário