segunda-feira, 13 de julho de 2020

Planejamento tributário para indústria: veja como aplicar na sua empresa


Planejamento tributário para indústria: veja como aplicar na sua empresa




Empresas normalmente realizam planejamento para vários setores, seja planejamento de custos, ou ainda que atuem na estratégia do negócio em sí. Quando o assunto vai para área fiscal e tributária, o comportamento é diferente. A falta de planejamento tributário atrapalha as indústrias, transformando o processo fiscal em um grande problema.

Abordamos, ao longo deste artigo, o melhor modo de implementar este tipo de planejamento especificamente para indústrias. A partir do seu conceito, apresentamos a sua importância para as organizações de qualquer segmento e como esse planejamento pode ser efetuado. Boa leitura!

O que é o planejamento tributário e qual a sua importância?

O planejamento tributário nada mais é do que o desempenho de uma série de atividades que tem como objetivo otimizar as despesas e o trabalho organizacional com as obrigações fiscais que a empresa possui.

Esse trabalho visa adequar os objetivos gerais do empreendimento à legislação brasileira, que é rigorosa, possui elevada carga de impostos e não pode ser ignorada.

Para fazer isso, os gestores responsáveis precisam analisar todos os processos e o regime tributário onde o negócio está enquadrado e procurar maneiras de fazer com que os custos ali presentes sejam reduzidos.

A elaboração de um planejamento tributário necessita seguir uma linha de raciocínio, uma lógica que demonstre respeito pela hierarquia empresarial, prezando pelas demandas e necessidades que apresenta. Por conta disso, alguns pontos de planejamento podem variar conforme cada caso em particular.

Além disso, o planejamento tributário não é somente importante pelo fato de que ele auxiliará a diminuir o montante de impostos e tributos que são pagos, mas assegurar que tudo será pago em dia, da forma correta.

Como fazer o planejamento tributário para indústrias?

Elencamos, abaixo, alguns passos para a elaboração do planejamento tributário.

Compreenda bem o negócio

Antes de tudo, para criar um bom planejamento, é necessário possuir conhecimentos específicos a respeito da natureza da indústria e do trabalho realizado por ela. Isso significa saber quais são os ciclos do negócio, a estrutura na qual ela está calcada, os seus pontos fortes e fracos, além obviamente das suas obrigações fiscais e do regime tributário.

Estabeleça metas e objetivos

Uma vez que você tenha efetuado um diagnóstico das condições atuais da companhia, é indicado que se estabeleça metas e objetivos de planejamento, para incentivar o trabalho ao redor da otimização dos custos. Isso pode ser definido de forma coletiva, com o engajamento de toda a equipe.

Elabore um cronograma

Elabore um cronograma determinando prazos e datas específicas para a execução e alcance das metas e objetivos estipulados, além, é claro, das datas de pagamento de cada um dos tributos e impostos.

Verifique em qual regime tributário a indústria se situa

Um dos pontos mais importantes é averiguar dentro de qual regime tributário a indústria em questão se enquadra. Muitas empresas pagam mais impostos do que deveriam por terem adotado um regime tributário que não é o ideal.

Faça análises e simulações de cenários

Para se certificar da precisão e qualidade do planejamento e ter uma base mais sólida para a tomada de decisões e execução de ações, é interessante realizar simulações dos possíveis cenários fiscais e financeiros e a consequente análise dos dados encontrados.

Quais são os benefícios do planejamento tributário para indústrias?

Os benefícios essenciais do planejamento tributário para indústria são a redução da carga de impostos pagos e, consequentemente, a obtenção de um rendimento mais elevado, sem falar em estar dentro dos conformes prescritos pela Receita.

Como você pode perceber, é muito importante contar com um planejamento tributário, independentemente do setor de atuação da sua empresa. Siga as nossas dicas e, se tiver alguma dificuldade, entre em contato com nossa empresa especializada no assunto!
COMPARTILHE:

0 comentários:

Postar um comentário