quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Valuation: tudo que você precisa saber sobre avaliação de empresas



Provavelmente você já deve ter escutado o termo Valuation ou visto alguma notícia falando que uma empresa foi avaliada em milhões de reais, certo?

Se você ainda não sabe o que Valuation significa, qual a sua importância, principais aplicações e o modo de fazer esse cálculo, não se preocupe. Preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!


O que é Valuation?

Valuation é o temo em inglês com origem na palavra value, que significa valor. Assim, Valuation denomina o processo de Avaliação de Empresas, sendo uma área importantíssima no mundo das finanças para conhecer quanto vale realmente um negócio.

Vale ressaltar que há quem use o termo Valuation para arbitrar valor de outros ativos, financeiros ou reais, como é o caso de imóveis, ações ou dívidas, por exemplo. Mas no artigo de hoje, focaremos na avaliação de empresas.

Logo, o Valuation ou a Avaliação de Empresas é basicamente o cálculo para estimar o valor de um negócio ou empresa através de métodos quantitativos para analisar a situação financeira e as perspectivas de crescimento daquele negócio. Por ser uma estimativa, seu valor é aproximado e pode variar conforme as diversas formas de cálculo, premissas, percepções utilizadas e os responsáveis pela avaliação.


Como calcular o Valuation?

Quando você lê uma notícia sobre empresas avaliadas em vários milhões de reais, você já se perguntou como esse valor é encontrado? Ou mesmo, já se perguntou como saber quanto vale a sua empresa?

Poucos são os empresários que sabem esse valor. De acordo com a Exame, mais da metade dos executivos brasileiros não tem essa informação sobre a própria empresa. Principalmente, os pequenos negócios se equivocam de achar que essa avaliação se restringe às grandes empresas. Saber o valor do seu negócio é extremamente importante, independente do porte.

Chegar a esse valor não é tarefa simples. Afinal, o valor de uma empresa não é o preço do imóvel no qual ela se localiza ou o total de ativos que ela possui. Marca e perspectivas de crescimento e geração de caixa, por exemplo, são fatores muito importantes que devem ser considerados.Existem diversas metodologias e a escolha da mais adequada conforme as especificidades do seu negócio é fundamental para que o resultado seja o mais assertivo possível. Afinal, o valor tende a variar conforme o método escolhido já que o Valuation não é uma ciência exata. Porém, quanto mais explícitas forem as premissas, maior clareza e menor incerteza carregará o resultado final.

Para escolher o método, é fundamental conhecer o negócio e todas as suas particularidades, do estratégico ao operacional. Vale analisar o setor e o ambiente no qual a empresa está inserida, a percepção de mercado, o crescimento e potencial de geração de caixa, o tipo de empresa, o tempo de atuação, a localização, a estrutura, a situação financeira, o motivo da avaliação, entre outros.


Metodologias para fazer o Valuation

Abaixo, vamos apresentar os métodos mais utilizados por empresas de médio e grande porte. Vale ressaltar que a avaliação de uma empresa envolve diversos aspectos e são exigidos esforços multidisciplinares. Por isso, recomendamos a contratação de um profissional especialista em avaliações, garantindo um cálculo mais assertivo.

Além disso, não existe um método melhor do que os demais. O ideal é que dois ou mais sejam aplicados simultaneamente para chegar a um valor mais assertivo e imparcial.

Vale destacar que no caso das grandes empresas, existem muito mais informações disponíveis, como demonstrações contábeis completas, dados de empresas de capital aberto, evolução do mercado em que atuam e perspectivas de crescimento. Além disso, geralmente, essas são empresas mais maduras, com histórico de crescimento, faturamento e investimentos, o que diminui a incerteza em relação ao desempenho futuro.


Fluxo de Caixa Descontado

O Fluxo de Caixa Descontado é uma das metodologias mais utilizadas, sofisticadas e completas para avaliar empresas. Ela envolve fatos históricos, projeções futuras, ativos imobilizados, lucros, clientes, marca, risco, entre outros.

Essa é uma metodologia que permite avaliar ativos tangíveis, intangíveis, perspectivas de crescimento e geração de valor e tem como base projeções econômico-financeiras de longo prazo. Por isso, uma de suas grandes vantagens está na capacidade de analisar riscos e oportunidades.

Por meio dela, é possível trazer a valor presente, mediante uma taxa de desconto que representa o risco e o custo de capital da empresa, a capacidade do negócio de gerar riquezas no futuro, considerando o valor do dinheiro no tempo. Dessa forma, essa metodologia é mais usada para empresas que têm lucro.

Quanto maior o tempo analisado, menos precisas e mais subjetivas se tornam as projeções. Geralmente, essa projeção é feita para os próximos 5 anos e para realizar o cálculo é preciso:

Estimar o fluxo de caixa para todos os anos seguintes com base no fluxo de caixa histórico, isto é, verificar todas as receitas, diminuídas das despesas para um período futuro;

Determinar a taxa de desconto com base no custo de capital, riscos e oportunidades de investimentos;

Calcular o valor presente através de modelos matemáticos;

Estimar o valor residual da empresa.

Com tudo isso em mãos, é preciso somar os fluxos de caixa com o valor residual para chegar ao valor da empresa.

É possível perceber que esse método se aplica a empresas com geração de caixa positiva, com o fluxo organizado e com certa maturidade, permitindo refletir riscos e a capacidade de gerar caixa no longo prazo, porém este método carrega subjetividade. Afinal, por considerar estimativas futuras, a ocorrência de um acontecimento inesperado pode mudar totalmente o rumo do negócio.


Múltiplos de Mercado

O Método dos Múltiplos de mercado visa fazer uma análise mercadológica comparativa do desempenho econômico de empresas semelhantes ou de transações já realizadas que possam refletir realidades parecidas com a empresa que está sendo avaliada. Este é um método simples, rápido e fácil de usar, principalmente por empresas que tem alto valor em ativos.

A equação básica de qualquer múltiplo é:


Múltiplo = valor de mercado / X

Em que, valor de mercado é a informação da organização comparada e “X” é a variável que altera qual índice será utilizado.

Essa metodologia se aplica se os ativos são similares ou comparáveis. Porém, é preciso ter alguns cuidados como, por exemplo, a padronização dos valores. Vale lembrar que não existem empresas idênticas, mas é preciso buscar as mais similares possíveis para evitar grandes divergências. Isso pode ser um problema, uma vez que pode ser difícil encontrar empresas que atuem no mesmo setor com modelos de negócios idênticos e que forneçam esses dados de forma pública.

Existem diversos tipos de múltiplos existentes e que são usados como referência. A escolha dos múltiplos a serem utilizados se dá conforme as particularidades da empresa que está sendo avaliada.

Por se limitar apenas à comparação de mercado, essa metodologia deve ser usada em conjunto com outros métodos para abordar diferenciais competitivos, estilos de gestão e escalabilidade, que também agregam valor. Afinal, esse método não considera o risco do negócio, sua taxa de crescimento e o potencial de fluxo de caixa.


Método Contábil

O método contábil avalia empresas com base na estimativa do seu patrimônio líquido. Porém, este é um método muito obsoleto, por não retratar a real lucratividade do negócio e o futuro da empresa. Por isso, está sendo pouco utilizado

Para chegar ao valor contábil, é preciso somar todas as contas dos ativos circulantes e não circulantes e subtrair as dívidas e obrigações de curto e longo prazo. Assim, o método encontra todo o valor líquido gerado pela empresa até o momento, porém, não considera sua continuidade, potencial de crescimento e geração de valor, além de esquecer de seus bens intangíveis.


A fórmula é, basicamente:

Valor Contábil = Ativos – Passivos


Qual a importância do Valuation?

O Valuation serve para determinar o valor justo de uma empresa, fundamental para uma negociação de compra e venda. Assim, o empresário poderá avaliar se uma proposta oferecida está compatível quando surgir a oportunidade de venda ou captação de recursos.

Valores acima do valor justo podem afastar interessados, já valores muito baixos podem significar prejuízo. Com o Valuation, é possível encontrar o valor mais próximo da realidade, além de alinhar expectativas de valor com base em dados fundamentados.

No caso de compradores e investidores, o Valuation serve para entender como o negócio se configura e o motivo por trás do preço, auxiliando na tomada de decisões e evitando armadilhas.

Porém, a avaliação de empresas não se limita apenas a momentos de compra e venda. Saber o valor da empresa é fundamental para qualquer empreendedor que deseja uma gestão mais completa.

Ao fazer a avaliação, é preciso realizar análises financeiras completas da empresa e do ambiente no qual ela está inserida. Isso permite encontrar inconsistências, erros, falhas e desperdícios, além de entender o posicionamento da empresa frente aos concorrentes, analisar cenários, identificar oportunidades e ameaças, evidenciar problemas e corrigir processos. Além disso, com tudo isso em mãos, é possível fazer um controle financeiro muito mais eficaz, sabendo como realizar investimentos e quando é a hora de se arriscar em novos empreendimentos.

Com esse panorama geral em mãos e conhecendo a situação na qual a empresa se encontra, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas para criar planos e estratégicas mais eficazes. A consequência disso tudo: resultados muito melhores, já que você conhecerá sua empresa por uma perspectiva muito completa.

Além disso, ao fazer uma avaliação periódica, é possível comparar dados com números anteriores, avaliando o desempenho da organização e o resultado de decisões anteriores, como também, comparando com outras empresas.


Principais aplicações do Valuation

Como vimos acima, a avaliação de empresas não se restringe apenas ao momento da venda, como também, é fundamental para a gestão de uma empresa. Além disso, existem diversas outras aplicações para o Valuation. São elas:

Poder de negociação do valor de uma empresa com base no quanto ela realmente vale, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas;

Busca por investidores, afinal, nunca sabemos quando a empresa precisará de recursos, certo? Ter esse valor sempre atualizado prepara o empresário para quando o momento surgir, gerando transparência, segurança e confiança para ambas as partes;

Poder de valoração, pois, uma vez feita a avaliação, é possível analisar a empresa por diversos aspectos, encontrando pontos de atenção e de melhoria para aumentar o valor e o desempenho da empresa o que dará origem a planejamentos e estratégias;

Visão gerencial e de futuro, afinal, uma boa gestão precisa do máximo de informações possível para traçar estratégias e planos mais assertivos e tomar decisões cada vez melhores, além de conhecer a real viabilidade daquele negócio;

Preparação para mudanças, sejam elas fusões, cisões, aquisições, incorporações, entrada ou saída de novos sócios, planos de expansão, abertura de capital, alianças estratégias, questões legais ou até mesmo desenvolvimento de novos produtos, serviços e estratégias;

Obtenção de empréstimos. Muitas linhas de crédito disponibilizadas por instituições financeiras exigem a apresentação de diversas informações contidas em um laudo de Valuation e a sua apresentação pode passar grande credibilidade, aumentando as chances de conseguir o empréstimo ao demonstrar sua capacidade de quitar as dívidas;

Planos pessoais, pois os proprietários precisam planejar o momento em que irão se retirar da empresa, seja no momento da aposentadoria, ou para mudanças de rumo, necessidade imediata de dinheiro, problemas de saúde ou familiares ou novas oportunidades.

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