segunda-feira, 6 de julho de 2020

Quer ficar em dia com o fisco? Confira as melhores práticas tributárias!


As práticas tributárias de uma empresa são determinantes para sua longevidade no mercado. Portanto, todo empreendedor que tem visão de longo prazo, obrigatoriamente, tem de encarar a execução do planejamento fiscal e tributário da sua organização como uma questão de prioridade.

Em qualquer ramo de negócio, ser competitivo implica não correr riscos desnecessários na área contábil e estar sempre atento para as oportunidades de poupar recursos financeiros, tanto na quitação quanto na restituição de obrigações legais diante do fisco.

Então, para que você obtenha ainda mais êxito na condução dos assuntos de ordem fiscal e tributária na sua empresa, preparamos este post com dicas capazes de elevar o nível da sua gestão corporativa. Confira!

O negócio deve operar sob o regime tributário mais vantajoso


Em geral, a escolha da modalidade tributária considera a estimativa de faturamento e de lucro da empresa em sua área de atuação, bem como as particularidades da legislação fiscal vigente quando do planejamento.

Aqui, a boa prática consiste em simular o quanto a empresa pagaria em tributos em cada regime, e assim encontrar a alternativa mais adequada, de modo que não sejam pagos mais impostos de que o necessário.

Os créditos fiscais não podem passar despercebidos

Créditos fiscais são benefícios que as pequenas e médias empresas têm para compensar o valor do tributo que deve ser pago. Ele é calculado com base no seu faturamento ou saída de mercadorias em determinado período.

Especialmente as empresas que apuram o Imposto de Renda, por meio do Lucro Real, têm mais condições de obterem créditos de tributos em sua escrita fiscal.

A restituição pode vir de contribuições do PIS e COFINS, independentemente da atividade econômica da empresa. Também é possível que existam créditos do ICMS e IPI — no caso de empresas que operam sob Lucro Presumido.

A automatização de processos é sinônimo de mais agilidade

A automatização consiste em substituir processos manuais por um sistema eletrônico de gestão capaz de integrar tarefas e informações. Assim, o tempo de execução dos trabalhos diminui e as atividades administrativas se tornam mais eficientes e menos onerosas.

São muitas as vantagens da automatização dos processos da área contábil, por exemplo:

redução de custos administrativos;
eliminação de riscos de perda de documentos;
diminuição do índice de retrabalho;
geração de relatórios mais precisos;
aumento da produtividade;
melhoria no atendimento ao cliente.

Uma consultoria tributária é imprescindível para o crescimento

Uma empresa desfruta de mais tranquilidade na gestão de seus processos contábeis quando tem ao lado um parceiro de peso, que seja especialista no assunto e tenha uma ampla carteira de clientes satisfeitos.

As soluções oferecidas passam pela revisão de tributos federais, o mapeamento das operações tributárias, o planejamento de pagamento de impostos, a revisão de tributos indiretos e a inovadora ferramenta de gestão e educação contábil RTPRIME.

Por meio dessas soluções, é possível:

• monitorar as movimentações tributárias da empresa;

• otimizar o lançamento de dados;

• aprimorar o controle financeiro sobre as movimentação;

• auxiliar os gestores mediante o uso de indicadores tributários;

• identificar possíveis variações indesejadas nos pagamentos/compensações;

• verificar se o uso dos créditos está sendo conduzido de forma adequada;

• aumentar a confiabilidade dos dados.

Como se pode perceber, empresários e profissionais da contabilidade podem obter ganhos satisfatórios de ordem financeira e de produtividade, licitamente, por meio do planejamento da gestão tributária do negócio.

Tendo em vista que uma fatia significativa do faturamento das empresas no Brasil é destinada ao pagamento de impostos, a competitividade delas está diretamente ligada à adoção de boas práticas tributárias e ao apoio frequente de uma consultoria especializada.

Esse assunto é tão urgente para as empresas brasileiras, que convidamos você para visitar este outro artigo, em que abordamos com mais detalhes a importância do planejamento tributário para todas as organizações!
COMPARTILHE:

0 comentários:

Postar um comentário